Curiosidades

Do que as plantas carnívoras se alimentam??

Não! As plantas carnívoras não podem se alimentar de humanos, fique tranquilo!

As plantas carnívoras capturam, matam e digerem insetos, pequenos artrópodes e até pequenos vertebrados. Possuem enzimas digestivas que extraem compostos nitrogenados presentes nas proteínas dos animais.

 

Fotos tiradas no Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

As plantas tem sentimento??

 

Não! As plantas não possuem sentimentos igual a nós. Porém, elas conseguem interpretar o ambiente que estão vivendo, pois respondem ao excesso de calor, falta de água e ataque de predadores! Para saber mais, clique aqui e leia sobre os hormônios vegetais.

Vegetal que sofreu ataque de herbívoros

 

Afinal, de onde vem o oxigênio que nós respiramos??

Como já tratado neste site, a fotossíntese é um processo realizado por seres autotróficos que tem como objetivo a produção do próprio alimento. Como consequência (ainda bem) desse processo, há a liberação de gás oxigênio, fundamental para a nossa vida, uma vez que necessitamos da presença deste gás para respirarmos e realizarmos a respiração celular.

Entretanto, a Amazônia recebeu o título de "pulmão do mundo", o que nos faz achar que as plantas são as grandes responsáveis pela maior liberação do oxigênio na atmosfera. A grande verdade é que esse oxigênio vem em maior parte dos oceanos. Sim, são as algas as maiores liberadoras de oxigênio na atmosfera! Cerca de 55% de todo o oxigênio presente no ar atmosférico vem das algas!

Evidentemente, as plantas têm sua parcela de contribuição, mas boa parte do oxigênio que ela libera é consumido para que a mesma realize a respiração celular. Já as algas produzem uma concentração de oxigênio muito maior do que necessitam! Além disso, as algas dispoem de um espaço muito maior do que as plantas, uma vez que a Terra é composta em mais de 70% por água, e há a presença de algas em todos os oceanos.

Portanto vamos passar a dar mais valor a este magnífico ser vivo, que é capaz de tornar nosso planeta um lugar habitável para muitas espécies dependentes do oxigênio!